domingo, 24 de julho de 2011


HOMEM TEM MEDO DE COMPROMISSO?

Em termos. Na época em que as mulheres só saíam de casa acompanhadas, elas viam no namorado a libertação. Afinal, quando se casassem, ganhariam o direito de ter vida social. O noivo era o sujeito que entrava na vida delas algumas vezes por semana trazendo notícias de fora. Já os homens, ao contrário, tinham toda a liberdade do mundo e sabiam que, ao subir ao altar, passariam a ser menos donos do próprio nariz. Por isso, tradicionalmente, a despedida de solteiro masculina era um adeus (esbórnia, tchau para a farra) e a feminina, um olá (chá de panela, oi, vida nova). Com as mulheres mais independentes, eles já não se sentem tão pressionados. Mas nós somos inseguras (a pesquisa do Ibope não disse?). E aí, sim, pegamos no pé deles às vezes. E alimentamos o medo ancestral masculino de perder a liberdade.

HOMEM NÃO CHORA

Mentira. Chora sim, ainda que a seco. Mas chora mais sozinho do que em público. Na tristeza, as mulheres, em geral, querem falar, “trabalhar a questão”, discutir, chorar junto. Já os homens preferem se calar. Eles se fecham e caem na vida procurando maneiras de se distrair da dor. Por isso, muitos casais que passam por tragédias (a perda de um filho, por exemplo) sentem dificuldade em manter a relação de pé quando a poeira começa a baixar. Desencontrados na dor, não conseguem compreender a maneira de sofrer um do outro.

Três passos importantes para o sucesso da atividade física

Seu corpo vai reagir muito melhor ao exercício se você compreendê-lo bem
Foto: Getty Images
Seu corpo vai reagir muito melhor aos exercícios se você compreendê-lo bem. Isso inclui descobrir que hora do dia ele é capaz de dar o máximo, conhecer os nutrientes necessários para ter energia e saber como recuperar-se do esforço físico. Confira três passos que devem fazer parte da sua rotina de exercícios desde já!

1º passo: defina seu horário

Apenas você sabe se tem pique para malhar vendo o Sol surgir no horizonte ou se aguenta o ritmo do professor de spinning após um dia cheio no trabalho. Você tira o máximo proveito da academia ao respeitar seu relógio interno, comandado pelo ciclo circadiano (que regula, por exemplo, o apetite, o sono, a temperatura corporal, a renovação celular, a liberação dos hormônios).

Depois de descobrir o período que mais lhe favorece, opte por um horário de treino fixo, em que seja possível se alimentar sem correria. "A refeição no pré-exercício dever ser realizada de 1 a 2 horas antes da execução das atividades para permitir a digestão completa e proporcionar o suprimento energético necessário ao corpo", recomenda Adriano Martins. Caso contrário, você corre o risco de sofrer com desconfortos gástricos, como indigestão, azia ou queimação por causa do estômago cheio.

2º passo: entenda como seu corpo reage ao exercício

Ingerir carboidratos antes de se exercitar é a chave para não sentir tonturas ou até desmaiar na academia. "A glicose fornece energia rápida ao corpo. Quando o sangue apresenta níveis glicêmicos abaixo do normal, a pessoa sofre de hipoglicemia", diz o médico Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral e gastrocirurgia da área de cirurgia geral e do aparelho digestivo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O nutriente possui outro papel fundamental para a malhação. Nos primeiros 30 minutos de treino, a glicose advinda da ingestão dos carboidratos vai alimentar seus músculos. Só depois desse tempo a gordura passa a ser utilizada como fonte primária de energia.

Mas não se esqueça: só é possível eliminar seu pneuzinho de estimação fornecendo carboidrato ao seu organismo antes de treinar, já que é ele quem recrutará a gordura para ser queimada. E, só para deixar claro, estamos falando de carboidratos complexos, como arroz, pães e massas integrais, e não daqueles simples, encontrados no sorvete, no chocolate...

3º passo: coma de acordo com seu objetivo

Alimentar-se de 3 em 3 horas não é desculpa de gente esfomeada. "Ingerir alimentos com essa regularidade mantém o metabolismo acelerado e diminui as chances de o corpo sofrer com a falta de nutrientes", diz Schraibman.

Já o segredo para ganhar massa magra (e curvas) é reconstruir as fibras musculares lesionadas durante o exercício por meio da ingestão de proteína encontrada em alimentos e suplementos. "Recomendo o consumo de proteínas de soro de leite para o pós-treino, especialmente a whey protein hidrolisada, que chega às células em poucos minutos", afirma o médico Mohamad Barakat.

Sonhos eróticos: saiba o que eles significam

Casal na cama
Entenda o que os seus sonhos eróticos significam
Foto: Getty Images

Sonhou que transou em lugar público com um homem famoso, com seu chefe ou até outra mulher? Saiba que, espontaneamente, revelamos de olhos fechados coisas importantes sobre nossa própria vida. Para ajudá-la a desvendar seus segredos noturnos, nossas consultoras analisaram o significado dos sonhos eróticos mais comuns. Confira!

Sexo em lugar público
Pode revelar o desejo de se soltar mais, de se expor e romper limites. É provável que você esteja se sentindo um pouco reprimida e quer ser mais notada pelas pessoas que estão à sua volta. Especialmente por seu parceiro, caso tenha um.
Outra interpretação: também pode simbolizar uma preocupação excessiva com a opinião dos outros em relação ao seu relacionamento ou até mesmo em relação ao seu parceiro.

Transa à força
Bloqueio para expressar a própria sexualidade. Então, para não se sentir culpada por estripulias na cama, sua mente projeta um culpado. Assim, o desconhecido torna-se responsável pelo desejo escondido em você. Atenção, isso não significa que tenha vontade de experimentar uma relação forçada. Apenas indica o desejo de se permitir algumas fantasias.
Outra interpretação: sentir-se explorada por alguém – amigo, chefe, namorado ou parente - também explica o sonho.

Sem lugar para transar
Muito comum em momentos de crise ou depois do término de um relacionamento, pois traduz, de forma inconsciente, um obstáculo real, como algum problema sexual ou emocional.
Outra interpretação: por algum motivo, pode não estar muito a fim de continuar na atual relação. Assim, não achar um lugar para transar é uma forma de fuga tal qual como quando inventa aquela famosa dor de cabeça para ignorar as investidas sexuais do gato.

Na cama com alguém conhecido
Isso, sim, simboliza uma tensão sexual real entre vocês. No entanto, o significado não é necessariamente esse. Ele pode representar um conflito de qualquer gênero com essa pessoa ou até uma relação de admiração e parceria.
Outra interpretação: se é comprometida e, enquanto dormia, o traiu com um amigo, não se desespere. Isso é comum após dar um passo mais sério na relação e apenas reflete uma preocupação natural de que seu escolhido seja o homem da sua vida.

Carícias femininas
Calma, transar com uma mulher não significa, necessariamente, que você sinta desejo por pessoas do mesmo sexo. Esse tipo de fantasia pode revelar uma necessidade afetiva de se relacionar com alguém que a compreenda, como uma amiga. Logo, não precisa envolver questões físicas. Às vezes, também reflete o desejo de carinho materno.
Outra interpretação: a tal mulher, talvez, represente você mesma. Ou seja, a melhor pessoa para mostrar como gostaria de ser estimulada na hora do prazer.

Encontro nem um pouco profissional com seu chefe

A imagem da transa com o superior é perturbadora. Porém, sinaliza a necessidade
de manifestar seu lado dominador entre quatro paredes. Nos sonhos, o sexo tem muito a ver com uma agressividade reprimida e com a manifestação de poder.
Outra interpretação: dificuldades de se impor no trabalho também levam a esse tipo de fantasia.

Com agir sem parecer desesperada ou desinteressada

Casal paquera
Quando o meio-termo é a melhor opção na conquista
Foto: Getty Images

Você está saindo com um cara e curtindo muito. Não há necessidade de revelar seu desespero. Nem fingir total desinteresse. O meio-termo é a melhor opção:

Ele convida você para um jantar
Desesperada: você cancela todos os compromissos.
Na medida: você diz que tem compromisso, mas gostaria de encontrá-lo durante a semana, se possível.
Pedra de gelo: você diz que está com a agenda cheia, mas que irá ligar para ele na semana seguinte e tentar marcar algo.

Vocês transaram pela primeira vez

Desesperada: você diz que está apaixonada e o convida para morar na sua casa.
Na medida: vocês ficam juntos. No dia seguinte, você manda uma mensagem dizendo que adorou a noite.
Pedra de gelo: você dispensa o gato logo em seguida e demora duas semanas para dar sinal de vida.

Você conhece os amigos dele

Desesperada: você diz para o grupo que ele é o homem da sua vida e avisa todas as mulheres para preparar o vestido da cerimônia.
Na medida: você se esforça para socializar e é agradável com todo mundo.
Pedra de gelo: você flerta com o amigo mais gato e diz que vocês ainda não têm um compromisso sério.

Ele viajou com os amigos

Desesperada: você enche as malas dele de bilhetes pedindo para ele não esquecê-la.
Na medida: você pede a ele para ligar quando puder. Diz que vai ficar com saudade, mas irá aproveitar para encontrar suas amigas.
Pedra de gelo: você coloca camisinhas na mala dele e diz "Aproveite tanto quanto eu".

Meia-calça é peça-chave na moda de inverno

Nesse inverno, você precisa ter ao menos uma meia-calça no guarda-roupa
Foto: Getty Images
No inverno, nada melhor do que investir em uma meia-calça. Além de dar um toque de estilo no visual, ela ajuda a esquentar nos dias frios. Agora, só falta aprender a escolher o modelo certo!

Encontre a meia-calça que é a sua cara se você é...

Clássica

· Prefira cores mais neutras, como bege, preto, cinza e marrom. "Use um tom próximo ao do look escolhido", sugere Guilherme Sarti consultor de moda da Record.

· Para uma ocasião noturna menos formal, invista em uma meia-calça fumê com apenas um risquinho, ou em outros modelos que tenham desenhos somente na parte de trás.

· Meia-calça com listras verticais é fácil de combinar com saias ou vestidos sem estampas. Quanto mais fininhas as listras, maior o efeito alongador da peça.

Romântica

· As estampas florais nunca estiveram tão em alta quanto agora. Mas se o assunto é meia-calça, estampas de bolinhas, lacinhos e desenhos imitando renda também fazem sucesso.

· "Combine meia-calça floral com roupas clássicas, como um casaco ¾", diz Elá Camarena, professora de desenho digital de moda do Senac e da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

· Para não deixar florzinhas e lacinhos engordarem as pernas, use uma meia-calça preta mais fina por baixo da meia-calça floral escolhida. Sempre funciona!

Moderna

· Cores vivas são perfeitas para quebrar a seriedade da estação, tradicionalmente marcada por tons escuros. Vale apostar no vermelho, no amarelo, no violeta e em outras cores fortes.

· Desenhos geométricos como xadrez e losangos requerem cuidado ao serem misturados a outras estampas. Para o look não ficar pesado, deixe o destaque só nas pernas.

· Se a saia é estampada, a meia deve ser lisa. "Saia e shorts mais básicos aceitam meia-calça de cor forte, com desenhos ou texturas", complementa Elá Camarena.

Entenda cada tipo de fio

Foto: Divulgação
1. Microfibra
Feita em material cinco vezes mais fino do que um fio de cabelo, a meia-calça em microfibra é recordista em maciez, proporcionando mais conforto e um toque agradável, explica Geraldo Spera, gerente industrial da Lupo. Ela costuma ser produzida do fio 40 ao 150: quanto maior o número, mais grossa e mais quente é a meia.

2. Acrílico
O acrílico passou a ser usado na produção de meia-calça como substituto sintético da lã, de origem animal. A troca fez bem não só para os bichinhos, mas também para as mulheres, uma vez que esse material esquenta muito mais que a microfibra. "Uma meia fio 80 em acrílico aquece mais do que uma meia fio 80 em microfibra", garante Geraldo.

Sugestão de modelos

Foto: Divulgação
1 à 6. Modelos decorados Renner, a partir de R$ 25,90*
Foto: Divulgação
7. Arrastão mais discreto Dantelle, R$ 18*
8. Padronagem escocesa Lupo, R$ 22*
9. Com fio charmoso atrás Dantelle, R$ 15*
10. Vermelho opaco Trifil, R$ 19,90*

*Preços sugeridos em julho/2011

Como fazer o cabelo crescer com saúde?

Foto: Getty Images
Ficar atenta à alimentação é importantíssimo para os fios crescerem saudáveis e bonitos. Para isso, lembre-se de acrescentar sempre que possível os seguintes nutrientes ao seu prato:
FERRO
- Distribui oxigênio pelo corpo
Coma: gema, carne, fígado, folhas verdes.
PROTEÍNAS
- Matéria-prima pro cabelo
Coma: ovo, soja, carnes, peixes e laticínios.
VITAMINAS
- São essenciais para tudo!
Coma: fígado, amendoim, frutas cítricas, queijos…
ZINCO
- Sua falta causa queda de cabelo
Coma: leite, derivados e farelo de trigo.
Os maiores vilões dos fios
- Cigarro: diminui o fluxo de nutrientes, deixando o cabelo sem vida
- Estresse: aumenta o risco de queda dos fios
- Menopausa: torna o fio mais fino e quebradiço
- Remédios: anfetaminas, pílula, antidepressivos e outros tendem a causar queda

Por que o cabelo cai mais no inverno?

Foto: Dreamstime
Assim como as folhas das árvores, os fios de cabelo também tendem a cair mais no inverno. E uma das maiores causas da queda capilar na temporada é o uso da água quente.
Segundo a terapeuta capilar Patrícia Maciel, mesmo que involuntariamente, utilizamos a água do chuveiro bem mais quente nessa época. Apesar de aconchegante, essa alta temperatura potencializa a ação do cloro e de outros metais existente nas tubulações. Isso acelera a produção das glândulas sebáceas, aumentando então a oleosidade dos fios e a presença de fungos, que favorecem a queda, caspa e seborreia. Portanto, o ideal é utilizar água morna à 20°C.
Além disso, “os alimentos mais calóricos que ingerimos no inverno aumentam a produção sebácea, formando mais óleo no couro cabeludo, inibindo a oxigenação e obstruindo o poro piloso”, aponta Patrícia.
Para completar, o aumento do uso de bonés, lenços, toucas e chapéus faz com que a ventilação do couro cabeludo seja prejudicada, dando origem a mais oleosidade e proliferação dos fungos.
Se você costuma sentir os fios mais oleosos no frio, Patrícia sugere então umareceitinha caseira simples: “Pegue uma touceira de hortelã, centrifugue com ½ copo de água filtrada e coe muito bem. Após a lavagem dos cabelos, aplique 20 gotas no couro cabeludo e massageie, sem enxaguar. A solução pode ser conservada em geladeira”.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Transar quando não se está super a fim, vale a pena? Segundo a jornalista Tara Parker-Pope (dona de uma coluna no New York Times) vale sim, senhora! Ela publicou no ano passado “Felizes para Sempre – a ciência de um casamento perfeito!” (editora Universo dos Livros) em que apresenta estudos científicos recentes sobre relacionamentos. Tara é separada e se baseou também no fracasso de seu casamento…
Claro que a proposta dela não é transar quando se está NADA a fim, passando mal, ou muito-muito cansada. O sexo, segundo ela, seria capaz de reaproximar casais em crise. Ironicamente  o que acontece é justamente o contrário, o sexo, geralmente, é o primeiro “item” cortado quando os dois começam a se desentender. A recomendação dela é que os casais façam sexo com frequência, mesmo quando não estão lá muito dispostos, mesmo quando estão “meio de mal”.
O sexo libera o hormônio ocitocina que é responsável por aumentar a ligação afetiva entre as pessoas. Para se ter uma ideia, a maior liberação de ocitocina acontece na hora do parto, para garantir que a mãe se apaixone pelo seu filho e queira protegê-lo. Orgasmo também libera ocitocina, mesmo um abraço apertado ou ficar um tempo olhando para o rosto da pessoa amada também faz este hormônio aumentar.
Para a autora, transando o casal se aproximaria mais e, posteriormente, até conseguiria conversar melhor sobre os problemas. Portanto, para “crises leves”, a pedida é aumentar a dose de sexo. Já crises maiores demandam também (inevitavelmente) muita conversa, né?
O que acham – vale a pena transar quando não se está com vontade?
O sexo realmente pode resolver crises? Ou ele apenas “mascara” a resolução dos problemas?